Novidades


INDICADORES HOSPITALARES – 2ª. FASE

A Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer/ABIFICC dando sequência em seu projeto e indicadores hospitalares passa para a sua segunda fase de implantação.  
 A primeira fase tem como referência os indicadores referenciados pelo sistema DATASUS. Através das informações fornecidas pelo sistema temos os relatórios de produção de quimioterapia, radioterapia, cirurgias oncológicas e internações oncológicas de cada associado junto ao Sistema Único de Saúde/SUS.  
 Essa segunda fase, os indicadores deverão ser fornecidos por cada entidade, ou seja, dentro da planilha criada no sistema, os responsáveis pelos indicadores farão as inserções dos dados.  
 Nesse primeiro momento estão sendo criados 6 (seis) indicadores a saber:
  1. Taxa de Ocupação 
  2. Cirurgias SUS 
  3. Internações SUS 
  4. Pacientes Matriculados SUS 
  5. Taxa de Mortalidade Institucional  
Esses indicadores deverão ser inseridos até o dia 25 de cada mês subsequente ao mês anterior. 
Para que possamos ter números consistentes é importante as informações de sua Entidade. Contamos com a colaboração de todos. 
  
PASCOAL MARRACINI, 
Presidente. 

Datasus

Formalizada em 1996, por Portaria Ministerial e por acordo de cooperação com a Opas, a Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas tendências, visando aperfeiçoar a capacidade de formulação, gestão e avaliação de políticas e ações públicas pertinentes.

São objetivos da Rede:

• estabelecer base de informações essenciais e consistentes para a análise das condições de saúde no País, facilmente acessíveis pelos diversos tipos de usuários e construídas mediante processo interinstitucional de trabalho;

• articular a participação de instituições que contribuam para a produção, crítica e análise de dados e indicadores relativos às condições de saúde;

• implementar mecanismos de apoio para o aperfeiçoamento permanente da produção de dados e informações;

  • promover intercâmbio com outros subsistemas especializados de informação da administração pública;

• contribuir para o estudo de aspectos de reconhecida relevância para a compreensão do quadro sanitário brasileiro; e

• fomentar mecanismos indutores do uso de informações essenciais para a orientação de processos decisórios no âmbito do SUS.

Os produtos da Rede baseiam-se nos dados e informações gerados em parceria e referem-se tanto ao estado de saúde da população, quanto aos aspectos de natureza econômica e social que condicionam e influenciam a situação de saúde. A divulgação dos trabalhos produzidos pressupõe a consulta prévia aos parceiros e resguarda os direitos de autoria.

Para compor a Ripsa, foram identificadas entidades representativas dos segmentos técnicos e científicos nacionais envolvidos na produção e análise de dados (produtores de informações estrito senso, gestores do sistema de saúde e unidades de ciência e tecnologia). Parte significativa dessas instituições formalizou sua concordância em estabelecer parcerias para aperfeiçoar informações de interesse comum.